segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

GWA AA-12. Um fuzil, uma metralhadora ou uma espingarda?



DESCRIÇÃO

Espingardas em calibre 12 tem um poder de impacto que já se tornou lendário. Até uma criança de 10 anos já ouviu falar sobre o estrago que um tiro de um cartucho calibre 12 pode causar. Mesmo com uma capacidade de munição que costuma ficar limitada a 7 ou 8 tiros, estas armas estão presentes no ambiente militar, policial e civil e são muito apreciadas.
Um engenheiro norte americano chamado Maxwell Atchisson, em 1972, teve a idéia de criar um novo tipo de espingarda nesse versátil calibre que permitisse juntar seu poder de impacto do cartucho calibre 12 com volume de fogo de um fuzil automático e criou a primeira espingarda automática (dispara rajadas) dimensionada para disparar este cartucho.


Acima: A AA-12 tem um desenho tipico de um fuzil, porém bem mais "encorpado". O seu mencaismo foi projetado para absorver boa parte do conhecido recuo deste potente cartucho.
O projeto inicial tinha um sistema de operação blowback com o curso do ferrolho aumentado além da necessidade para extração do cartucho para diminuir a cadencia de tiro, assim como o recuo. O ferrolho ficava aberto durante todo o processo de disparo.
Em 1980, o projeto, foi revisto e mudanças em seu sistema de funcionamento foram aplicados visando o uso mais seguro com munições mais potentes, típicas de uso militar. A partir daí o ferrolho passou a ficar fechado durante o disparo, só abrindo para ejetar o cartucho, sendo fechado posteriormente.



Acima: Nesta recente foto, pode-se ver os dois tipos de carregadores que a AA-12 pode usar, assim como este acabamento camuflado "pixel" padrão nas forças armadas norte americanas.

A AA-12 pode usar um carregador destacável em forma de caixa (como a de um fuzil) com 8 cartuchos ou um carregador tipo tambor com 20 ou 32 cartuchos como na submetralhadora Thompson 45, e a arma opera com um seletor de tiro que possui a posição “travado”; tiro intermitente (um tiro por vez) e automático (rajada). Nesse modo, a AA-12 dispara a uma cadência 360 tiros por minuto, o que acarreta em uma chuva de chumbo sobre o alvo, se for usado um cartucho com chumbos “Buck Shot” que lança cerca de 5 projéteis esféricos de 8,4 mm em cada disparo.
O uso de uma espingarda em calibre 12 que pode disparar em regime totalmente automático já traz, por si só, uma grande dor de cabeça para seu inimigo, agora imaginem que as novidades não acabam aqui. Na verdade, parte das novas possibilidades que a AA-12 traz é sua nova munição chamada de Frag 12 que consiste em um projétil com pequenas asas retrateis que se abrem ao sair do cano da AA-12 e que levam um projétil singular com carga explosiva fragmentada até o alvo. Ao tocar o alvo, este projétil explode lançando fragmentos de metal a distancias que podem chegar a 170 metros. Não é preciso ser um gênio para entender a implicação disto. A arma é extremamente letal, mesmo contra inimigos escondidos atrás de janelas.

Acima: Aqui podemos ver um projétil FRAG-12, explosivo usado na AA-12. Sem duvida uma minigranada altamente letal.

A AA-12 é uma espingarda com foco no uso em operações em lugares apertados como no interior de uma casa ou em uma densa floresta. Algumas tropas de operações especiais norte americanas já usam este armamento em suas missões.
O projeto original de Maxwell Atchisson influenciou outros engenheiros como John Trevor Jr que desenvolveu um projeto chamado USAS 12 que foi vendido para a empresa sul coreana Daewoo. A USAS-12 é bastante parecida com o AA-12 e a influencia no desenho é inegável. O desempenho é parecido também.

Acima: O famoso poder de fogo do cartucho 12 tem sua versatilidade ampliada nesta espingarda automática.


FICHA TÉCNICA
Tipo: Espingarda automática de combate.
Miras: Alça e massa fixa (existe a possibilidade de uso de uma mira óptica com 2X de zoom)
Peso: 5,2 Kg (vazio), 7,3 kg (carregada com 32 cartuchos)
Sistema de operação: Aproveitamento de gases blowback.
Calibre: 12
Comprimento Total: 0,99 m.
Comprimento do Cano: 18 polegadas.
Capacidade: Carregador de 8 cartuchos ou tambor de 20 ou 32 cartuchos


Acima: O modelo sul coreano USAS-12 tem semelhanças com a AA-12. Seu sistema de funcionamento foi, igualmente, influenciado pela AA-12.

DE UMA OLHADA NO FUNCIONAMENTO DELA NESTE VÍDEO.


Um comentário: